segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dória e a cadeira de rodas


Resultado de imagem para etica



Por Amauri Nolasco Sanches Junior

Há um grande problema no Brasil que é a política liberal ser uma política demonizada pela esquerda por causa da usurpação das correntes conservadoras terem se apropriado dela, porque os burgueses na sua maioria que deram um impulso na industrialização foram judeus e protestantes (nem todos, é claro). Nesta corrente se dará uma corrente muito importante culturalmente para a modernidade, o iluminismo que chegará a negar toda a cultura vigente para se criar uma cultura verdadeira e global. Neste contesto um filosofo se destacara, Immanuel Kant (1724-1804) que criou em suas críticas, uma conduta ética que deveria ser seguido à risca e uma nas suas condutas éticas era fazer que suas atitudes virassem atitudes universais.  Mas existe uma barreira muito forte para essas atitudes serem ou não universais, as suas crenças pessoais, que veem aquilo conforme o que se acredita e não o que realmente é. Daí temos várias confusões muito serias e que a crença pessoal vale mais do que a ética, e também, o ceticismo não uma doutrina para quem sabe usar.

Qual o problema de um prefeito como João Dória Jr, sentar em uma cadeira de rodas e andar em uma calçada ver o quanto de acessibilidade essa calçada precisa? No meu texto anterior eu disse que há vários problemas bastante sérios para acharmos que a participação de uma amputada no BBB17, poderá abrir caminho para uma inclusão de verdade e nem acho que foi para isso. Gozado é que a ação do Dória é marketing, mas colocar uma deficiente dentro de um reality show não é e é um caminho para chamar atenção para a inclusão. Fazer oposição por fazer é uma atitude contra o racionalismo, mas claro, temos que ser céticos por causa das promessas que recebemos e não foram cumpridas dentro das inúmeras gestões que não arrumaram a acessibilidade, não ampliaram o transporte ATENDE (além, de colocarem um gerente que não sabe conversar com as pessoas com deficiência), não há um plano de reabilitação nos postos (ficamos à mercê de políticas públicas erradas e ainda, centros de reabilitação que exploram a imagem das pessoas com deficiência). Críticas tem que ter consistências, se não, ficam apenas opiniões vazias em sem nenhum propósito.

Sistemas éticos são sistemas que não enxergam ideologias políticas, mas enxergam num todo dentro da sociedade numa conduta moral dentro do respeito mútuo. Isso não tem a ver com tal partido ou tal opinião, o respeito é neutro nas questões culturais e nada tem a ver com as questões vigentes, e assim, o que Kant quis dizer é que se você jogar um copo de agua no rosto de um indivíduo, todos vão passar a jogar copos de agua no rosto dos indivíduos e isso se torna algo universal. Quando um gestor não faz o que tem que fazer, isso se torna algo universal e todos os gestores acham por direito não fazer o que tem que fazer. Quando passa a fazer (a intenção se torna algo universal), esse fazer se torna algo universal que todos vão fazer; quando foi inaugurado o serviço ATENDE, o serviço foi copiado até mesmo em Portugal, porque passou a ser algo universal que ajudou milhares de pessoas com deficiência. Nisso, talvez, o filosofo florentino Maquiavel (que viveu no século XIV), tenha razão em afirmar que os fins, justificam os meios. Porque não importa qual a intenção da implantação do ATENDE (no caso de São Paulo), mas que essa intenção, ajudou muitas pessoas porque foi um ato copiado em muitos lugares diferentes.


Claro, que o ato da cadeira de rodas é só o começo (pode sim ser um ato de marketing), mas é um ato de políticas públicas de acessibilidade e arrumar as calçadas que a outra gestão não fez. Sucateou os serviços essenciais, tirou serviços necessários e assegurados por lei, achou que com isso iram economizar, mas só foi aumentar o descontento com uma administração desastrosa que só fez é aumentar ainda mais a dificuldades das pessoas com deficiência. 




4 comentários:

  1. você escreve MUITO mal. Obviamente você leu poucos livros, e recomendo fortemente que você aprimore isso ou jamais será notado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Pessoas com deficiência? Pelamor! São pessoas deficientes e nada mais. Aprenda antes de usar o nome de Kant em vão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário...mas tenho o direito de usar pessoa com deficiência e Kant que cabe sim no contexto.

      Excluir